Blog

Tratamento para pessoas com demência

Conceituamos demência como um conjunto de sinais e sintomas característicos decorrentes de uma doença cerebral que apresenta o prejuízo da memória, e pelo menos mais uma das áreas relacionadas a linguagem, raciocínio, a incapacidade de realizar atividades motoras complexas (apesar da capacidade motora estar intacta), em funções executivas de planejamento, organização, sequência e abstração, segundo (BOTTINO 2006).

Estimular a cognição é de suma importância no tratamento da demência para resgatar as funções comprometidas pela doença, estimular as áreas bloqueadas e desenvolver potenciais remanescentes do cliente.

Na Moradia assistida e Casa dia desenvolvemos um programa de reabilitação cognitiva individual e em grupo que é realizada através de tarefas em diferentes níveis de estimulação de acordo com a capacidade do cliente. Outra área de extrema importância afetada na demência é o declínio nas habilidades funcionais da vida diária, que aparece de maneira sutil e a deterioração é lenta.

Hoje está amplamente incorporada no tratamento diário de clientes com demência entre elas alzheimer na Acompanhart a intervenção do terapeuta ocupacional por meio de atividades como cuidar da higiene pessoal, de plantas, da manutenção da casa, cozinhar, telefonar, fazer compras, assistir a filmes e ir a museus. Atividades como estas estimulam o desenvolvimento e a manutenção da função motora e cognitiva, elevam a auto estima, melhoram a qualidade de vida e promovem o sentimento de ser útil e produtivo. Estas atividades, quando não estimuladas, vão se tornando cada dia mais prejudicadas a medida que a doença evolui.

Além destas dificuldades relatadas a demência afeta as atividades psicossociais que influenciam no nível de tolerância ou compreensão limitada, sensação de estar perdido, desejo de atenção, entre outros. Os atendimentos grupais oferecem um suporte e a oportunidade de interação social e manejo para que os sintomas sejam mais amenos em situações familiares.

A Casa oferece orientações a seus familiares e cuidadores para que as atividades cotidianas e as cognitivas sejam mantidas e estimuladas também no ambiente domiciliar.

Todas as atividades desenvolvidas são selecionadas por terapeutas e tem um significado relevante, a abordagem e o envolvimento garantem o auto-respeito e o senso de valor do cliente, preservando sempre sua dignidade.