Blog

Carnaval Acompanart

O Nosso carnaval deste ano aconteceu de acordo com o que os participantes do grupo de lazer optaram, nos anos de 2016 e 2017 foi realizado um desfile nas ruas do bairro com os familiares e vizinhos, mas este ano a escolha foi um churrasco com roda de música.

Embalados com as batidas do nosso musicoterapeuta Celso Nascimento e dos percussionista da casa, dançamos muito e a diversão foi garantida, inclusive para os colaboradores que também participam ativamente dos momentos de lazer que a casa desenvolve.

Nos bastidores teve superproduções com direito a maquiagem tanto das meninas quanto dos meninos, nosso Terapeuta Holística Andrea Peneluppi contagiou com seu glamour e deixou a festa iluminada. 

A preparação da festa foi realizada por todos no grupo de lazer, que acontece nas terças feiras com a Terapeuta Ocupacional Rita. A festa envolveu etapas de planejamento, a preparação do pão de alho, auxilio com compras, utilizamos de atividades do cotidiano para estimular ao máximo as escolhas, o envolvimento e dar sentido aos processos. Uma pergunta de qual sua carne preferida? como gosta do churrasco?, que musica poderia ser tocada? Estas intervenções podem parecer detalhes que passam despercebidos pela maioria das pessoas que tem suas rotinas de festas, uma rede social mesmo que seja pequena, mas que se relaciona e faz escolhas, muito diferente de alguns casos de pessoas que devido a esquizofrenia ou outros transtornos mentais não tem esta realidade no dia a dia. O adoecimento psíquico muitas vezes “paralisa no ócio” sendo necessário o incentivo e investimento de quem o cerca para que o movimento aconteça e a pessoa vivencie momentos como esta festa, tal significativos e relevantes. O desejo permanece ali, escondido e quando tem a oportunidade de ser valorizado as pessoas são capazes de deixar o ócio,  produzir e se divertir em uma festa de carnaval.